Longe das telas e perto de uma rotina mais saudável e disciplinada. É a isso que crianças e adolescentes da Grande Maruípe, em Vitória, estão tendo acesso, por meio do projeto Taekwondo Solidário, que oferece aulas gratuitas de arte marcial para meninas e meninos com idades a partir de 7 anos.
O projeto social é patrocinado pela empresa ES Gás, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba, e tem como objetivo ocupar o tempo da garotada com a prática esportiva. Em vez de ficarem horas no celular, diante da televisão e até na rua, os participantes aproveitam para praticar atividade física e aprender sobre disciplina e comprometimento.
“O taekwondo é um esporte olímpico. Além de todas as lições que podem ser transmitidas aos alunos por meio dele, é possível que formemos verdadeiros atletas que, futuramente, podem até representar o Brasil em competições mundo afora”, disse Rodrigo Bueno, professor e um dos idealizadores do projeto.
Outra vantagem do projeto é possibilitar que as crianças e os adolescentes interajam socialmente, como destacou Bruno Telles, parceiro de Rodrigo na criação e na realização do Taekwondo Solidário.
“Os participantes deixam de estar em casa, muitas vezes sozinhos, dentro de um quarto e em contato com um mundo virtual, para vivenciarem o mundo real, interagindo com outras pessoas da mesma idade. Temos apoio de uma equipe multidisciplinar, com psicóloga e assistente social, que nos dá a oportunidade de enxergar melhor essas crianças e nos aproximar das famílias delas, que estão sempre em contato conosco e até presentes nas aulas”, contou.
As aulas do Taekwondo Solidário são realizadas na Escola Suzete Cuendet, em Maruípe, mas não são restritas aos estudantes da instituição de ensino. São três turmas, divididas por idade: infantil, infanto e juvenil, que se encontram duas vezes por semana, às segundas e às quartas-feiras, às 18h, às 19h e às 20h.